top of page

Resenha: Um Guia para as Vadias de Allenwood

Título: Um Guia para as Vadias de Allenwood

Autor: King of Norway

Fanfic Original - Em andamento

Sinopse:

Cansada da sua própria existência, Courtney Heitt toma uma radical atitude ao decidir se matar (mas será que foi realmente um suicídio?). Assim, começa o Guia para as Vadias de Allenwood, com a morte da narradora, e o espanto que a sua atitude causa no seu seleto grupo de melhores amigos. A partir de agora, do seu sagaz ponto de vista, nem um pouco discreto, Courtney compartilhará com todos os leitores os segredos que se escondem em cada quarteirão daquela cidade aparentemente perfeita. Especialmente os segredos de seus melhores amigos: Natalie Arys, Susan Scavo, Aaron Sandborn e Ross Solis. Nunca ninguém imaginou que cidades pequenas e pacatas poderiam esconder tantos segredos, mas quando se trata de Allenwood, mentiras e deturpadas histórias são tão comuns quanto respirar.

Toda cidade perfeita é cheia de segredos. Essa é a premissa de Um Guia para as Vadias de Allenwood, do autor King of Norway. A obra conta com a narrativa de Courtney Heitt, protagonista que é encontrada morta sem motivo aparente. O evento desperta o choque e a curiosidade de seus melhores amigos, que tentam proteger suas vidas perfeitas ao se depararem com mensagens anônimas prometendo expor seus segredos pérfidos.

Ao longo dos dezesseis capítulos, o autor traz uma trama intrigante, bem planejada e cheia de duplas interpretações, o que acarreta em um mistério ansioso para ser descoberto. Courtney acompanha o dia a dia de seus amigos, enquanto os mesmos lutam contra a inevitável revelação de seus próprios mistérios. Ao mesmo tempo, o autor faz um jogo de memórias entre o antes, narrando o período anterior ao suicídio da protagonista, e o agora, que se passa durante a investigação de seus amigos, o que torna a leitura um pouco confusa no início, ainda que bem-explicada a cada transição de tempo.

A obra aborda temas de grande discriminação, como polêmicos relacionamentos entre um Padre e uma estudante, um professor de matemática e seu aluno, além de incesto entre irmãos gêmeos. Esses casos trazem um quê de desconforto à série, mas são escritos com veracidade e leveza surpreendentes, sem romantizá-los em excesso, levando o próprio leitor a acreditar que não são tão chocantes assim.

O destaque, no entanto, vai para Courtney, que divide sua personalidade de abelha-rainha digna de filmes escolares adolescentes com uma aura misteriosa, complicada e inteligente, que a todo custo tenta esconder em vida. A personagem é construída em um pot-pourri quase indecifrável de gestos, expressões e atitudes que, até o fim do livro, você terá mudado sua opinião sobre ela por várias vezes.

A utilização de referências da cultura pop é um show à parte. Além disso, a forma que engole o leitor na narrativa, fazendo-o precisar saber o que vai acontecer, como se abrisse a porta da sala de aula, da igreja ou da própria casa e visse ali todos os personagens em carne e osso.

Um Guia para as Vadias de Allenwood é leitura obrigatória para fãs de séries como Pretty Little Liars, Scream, entre outras que seguem a linha mistério teen. Além da inquestionável qualidade da obra, a realidade implícita é o que faz o livro ser apaixonante. É o que move os desejos, independentemente de onde se vem ou de quanto se tem: todos sonham em descobrir os pequenos segredos pérfidos de quem está à volta, já que “quem come quieto, come mais vezes” e corre mais riscos de fazer algo grandioso.

Hello!

Esta foi a nossa primeira resenha oficial! No Dossiê Literário, não temos preconceito: resenhamos best-sellers à novatos das plataformas, de fanfictions à originais. Mande o seu livro pra gente!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page